Tomar Chimarrão Todos Os Dias Emagrece?

Tempo de leitura: 3 minutos

Descubra se é o mito ou verdade que beber chimarrão diariamente gera emagrecimento.

O chimarrão, bebida quente e amarga extraída da erva mate, é marco da cultura da região sul do Brasil e de países vizinhos da América.

Passada dos índios para os europeus no processo de colonização, a tradição de beber chimarrão tem se espalhado por outros lugares do mundo, mas segue sendo referência dos costumes sulistas brasileiros, principalmente dos gaúchos.

Como hábito já arraigado na cultura do sul, é comum que o chimarrão seja servido e bebido diariamente.

Faz parte, inclusive, de um ritual tanto individual quanto de compartilhamento, representando por vezes uma forma de interação e socialização entre as pessoas que o bebem. As chamadas “rodas de mate” ou “rodas de chimarrão” são um exemplo disso.

Para além das tradições, muito se especula sobre os benefícios que o chimarrão tem para quem está buscando emagrecer.

Inclusive você já deve ter se perguntado, ou ouvido alguém se perguntando, se a bebida tem de fato propriedades emagrecedoras e se beber chimarrão todos os dias faz bem para o organismo.

Pensando nisso, trouxemos as respostas para suas dúvidas. Prepare um mate e aproveite a leitura!

Chimarrão Emagrece Mesmo?

Muitas pessoas se fazem esse questionamento no desespero de perder peso. E muitos são os sites que passam a ideia de que dietas drásticas e milagrosas podem resolver os problemas com a balança.

Dentre essas dietas, o chimarrão aparece como uma possível solução. Mas é verdade que o chimarrão emagrece?

Se levarmos em consideração que a erva mate, composto principal do chimarrão, possui propriedades diuréticas que possibilitam a eliminação da retenção de líquidos através da urina, podemos dizer que sim.

Ingerir a bebida contribui para que o corpo elimine toxinas, e eliminando-as, diminua a aparência de inchaço e o peso em si.

Outro ponto favorável da erva é que ela é estimulante, pois em seu composto possui cafeína.

Para quem alia dietas a exercícios físicos, essa é uma ótima pedida, já que a cafeína contribui para o estímulo do corpo e mente.

Além disso, a bebida possui propriedades digestivas e laxativas, muito importantes para se evitar prisão de ventre e constipação, males que também provocam inchaço no corpo.

O chimarrão ainda é rico em nutrientes e vitaminas bastante essenciais para o funcionamento do organismo humano.

Dentre estes cabe destacar a vitamina A, vitamina B1 e B2, vitamina C e vitamina E, além de sais minerais como cálcio, ferro, potássio e fósforo.

Atua também como um poderoso auxiliar no combate dos colesteróis ruins com suas propriedades antioxidantes.

Apesar de tantos benefícios, é necessário atentar para dois detalhes importantes:

1) O Chimarrão Sozinho Não Faz Emagrecer

Quem busca emagrecer precisa estar ciente de que a bebida pode auxiliar no processo de emagrecimento, mas não tem o poder de fazer isso sozinha.

É necessário que aliada à ingestão da bebida esteja uma boa dieta – de preferência orientada por profissionais da saúde – e a prática de exercícios físicos.

Junto disso, o chimarrão potencializa as chances de você perder peso e ficar de bem com a balança!

2) Tudo Em Excesso Faz Mal

Beber chimarrão todos os dias pode auxiliar seu organismo e sua saúde física, mas é importante que você saiba que em excesso, acaba tendo o efeito contrário do proposto.

Não abuse da bebida com o intuito de acelerar o processo de emagrecimento, pois como já dito, o potencial do chimarrão é atingido quando aliado a outros métodos saudáveis de perder peso e não por excesso.

Agora que você já conhece mais sobre os benefícios do mate para seu corpo e dos cuidados que deve buscar ter, não deixe de compartilhar sua opinião e experiência com essa bebida tão importante para nossa cultura!

Tomar Chimarrão Todos Os Dias Emagrece?
4.7 (94.97%) 187 votos